domingo, 3 de julho de 2011

Horácio de Matos, o Coronel que derrotou a Coluna Prestes

Oficiais de Estado Maior do Batalhão Patriótico "Lavras Diamantinas", que marchou sobre a Coluna Prestes, varando os sertões brasileiros até os limites com a Bolívia. Comandante em Chefe, coronel Horácio de Matos (sentado), e, de pé, os capitães Ezequiel de Queiróz Matos, Francisco Costa e Franklin de Queiróz.



A Coluna prestes cortava o Brasil, numa desvairada tentativa de arregimentar as massas camponesas para a causa da derrubada do governo de Artur Bernardes, percorreu 36 mil quilômetros, pelo país.
Sob o comando de Luiz Carlos Prestes, ex-integrante do tenentismo convertido ao comunismo, a Coluna cometeu um erro ao passar pela Bahia: matou dois parentes de Horácio de Matos.
Prestes tenta aliciar o coronel, mas este já organizara sob o patrocínio do Governo Federal, O Batalhão Patriótico "Lavras Diamantinas", os antigos jagunços eram agora homens de farda. Horácio era o comandante-em-chefe do Batalhão e sua campanha foi registrada em diário de campanha pelo Capitão-ajudante Franklin de Queiróz.
Tem início assim, a maior perseguição que a história brasileira já registrou. Horácio e seu Batalhão provocaram várias derrotas à Coluna, forçando-a a deixar o Brasil e penetrar as terras bolivianas, em fevereiro de 1927, sob o comando do tenente Procópio Sabino Diamantino. O coronel e todo Batalhão foi recebido depois como heróis por toda a Chapada Diamantina.

2 comentários:

  1. Muito legal essa idéia de criar um blog para falar dessa parte da história da nossa Chapada que ainda é desconhecida por muitos. É muito importante que os seus alunos e demais pessoas tomem conhecimento desses fatos pesquisados por vc e que ficam muitas vezes esquecidos no tempo. Parabéns e muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, foi pensando nos nossos alunos que criei o blog. São muitas perguntas sobre essa parte da nossa história que resolvi tentar respondê-las aqui nesse cantinho, o nosso cantinho. Até mais.

    ResponderExcluir