terça-feira, 5 de julho de 2011

Coronel Militão Rodrigues Coelho

Coronel Militão Rodrigues Coelho

Coronel Militão Rodrigues Coelho

       Coronel Militão Rodrigues Coelho nasceu no povoado de Jordão, Brotas de Macaúbas, (atual município de Ipupiara) em  20 de Outubro de 1859 e morreu em Pilão Arcado em 08 de Novembro de 1919. Foi um político e coronel do sertão baiano e principal adversário da família Matos. Filho de Manuel Rodrigues Coelho e Norberta Olímpia Sodré Coelho, seu pai foi assassinado possivelmente por algum escravo.
       Foi casado com Maria Barreto Coelho, com quem teve cinco filhos, enviuvando, casou-se com Maria da Glória Sodré Coelho, com quem teve mais oito filhos. Dos treze filhos destacaram-se Adelino Rodrigues Coelho que foi intendente e Nestor Rodrigues Coelho, que foi prefeito de Brotas de Macaúbas.
       Militão contava com muito prestígio junto ao governador Antonio Moniz e conseguiu a emancipação de Barra do Mendes em 1917. Esse fato vai desencadear a inimizade com a famíli Matos. Horácio não vai aceitar a vitória de Militão e auxiliado pelo coronel João Arcanjo e seus jagunços, organiza uma investida sobre a próspera Barra do Mendes em 07 de janeiro de 1919. Militão resiste bravamente, mas os jagunços chefiados por Horácio de Matos usam de terror e muita violência, saqueando e incendiando casas e plantações. As famílias ficaram trancadas em casa com fome e sede e quem ousasse sair de casa para fugir ou tentar buscar alimentos e água, era abatida a tiros.
      Sem comida e sem água, Militão, aconselhado por José Joaquim Sodré, vulgo Zeca Sodré, aceita as condições impostas por Horácio, e se rende. Militão é expulso da cidade e acaba os seus dias abrigado na casa do coronel Franklin Lins de Alburqueque em Pilão Arcado. Militão, triste e ferido, morreu de saudade da sua terra querida. 

2 comentários:

  1. Militão Coelho nasceu em Umabúba, hoje um povoado de Ipupiara, e faleceu em Pilão Arcado em 21 de dezembro de 1919.

    ResponderExcluir
  2. SOU BAIANO COM MUITA HONRA, DESCENDENTE DA FAMILIA MATOS COM QUEIROZ, É COM MUITO ORGULHO QUE CONTEMPLO ATRAVES DA HISTORIA OS FEITOS HERÓICOS DOS MEUS ANSESTRAZES, DO IIMPETUOSO, HONRADO E PESPICAZ CEL, HORAÇIO MATOS DE QUEIROZ,
    GRANDE ADMINISTRADOR DA PAZ, GRANDE ESTRATEGISTA MILITAR,
    QUE EXPURGOU DO TERRIRORIO BAIANO E NACIONAL A FAMIGERADA COLUNA PRESTES E LEGOU A CHAPADA DIAMANTINA SUA EFICASSIA,

    ResponderExcluir