quarta-feira, 6 de julho de 2011

A Chapada Diamantina

Mapa da Chapada Diamanina


       Região de serras, a Chapada Diamantina está situada no coração do Estado da Bahia, onde nascem quase todos os rio das bacias do Paraguaçú, do Jacuípe e do Rio de Contas. As correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais.
       A vegetação  exuberante é composta de espécies da caatinga semi-árida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas. São tantas as atrações da Chapada Diamantina que se pode optar entre visitar grutas, tomar banho de cachoeira, fazer trekking em antigas trilhas de garimpeiros, montar a cavalo ou praticar esportes de aventuras.
       Caminhar respirando o ar puro e admirando as paisagens é a principal opção dos turistas de todas as partes que visitam a Chapada. Os lugares mais verdejantes sempre guardam uma surpresa com águas cristalinas ou areias coloridas. Belos morros, flores e hortaliças que encantam pela beleza e viço. O  ponto mais alto do Nordeste está na Chapada: o Pico do Barbado com 2.033 metros que se localiza no distrito de Catolés de Cima no município de Abaíra.

2 comentários:

  1. adorei seu blogger Dade é lindo,parabéns.
    ass:Èrica.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Érica, o blog é nosso, para pesquisar, estudar, enfim, usar e abusar dele. Conhecer a história dos coroneis da Chapada Diamantina é conhecer a nossa própria história. Valeu!

    ResponderExcluir