sexta-feira, 24 de junho de 2011

O que é oligarquia?

Oligarquia

A palavra oligarquia em sua configuração original significa o governo de poucos. Durante a história da humanidade, essa não foi a única forma de compreensão sobre a palavra. Na Grécia Antiga, por exemplo, a expressão era negativamente empregada para se fazer referência a todo e qualquer regime que fosse comandado por pessoas com alto poder aquisitivo. Desta forma, os governos oligárquicos foram confundidos com o governo das elites econômicas.
Na História do  Brasil, o termo oligarquia é costumeiramente empregado para se fazer menção às primeiras décadas do nosso regime republicano. Em tal período, compreendido entre 1894 e 1930, os grandes proprietários de terra, ou coronéis como eram chamados, utilizavam de sua influência política e econômica para determinar os destinos da nação. Abusavam do voto de cabresto, da fraude e da violência para ganhar as eleições e impôr a sua autoridade.
Mesmo hoje, vivendo em um sistema democrático, é possível notar que algumas práticas oligárquicas ainda podem ser detectadas. Muitas vezes, as ações administrativas de um representante político se mostram vinculadas ao benefício de uma parcela reduzida da população. Dessa forma, outras parcelas da população acabam por experimentar as mais diversas situações de exclusão.
As oligarquias são grupos sociais formados por aqueles que detêm o domínio da cultura, da política e da economia de um país, e que exercem esse domínio no atendimento de seus próprios interesses e em detrimento das necessidades das massas populares; num país pós-colonial, como o Brasil, os interesses oligárquicos estão diretamente relacionados aos interesses do imperialismo. Oligarquias são grupos fechados e pequenos que detêm o controle do poder, geralmente formadas por familiares de grandes proprietários de terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário