quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Francisco Dias Coelho, o coronel negro

          Era filho de negros  forros, Quintino Dias Coelho e Maria da Conceição Coelho, ligados ao Major Pedro Celestino Barbosa, chefe político da cidade de Morro do Chapéu, na época, próspero centro minerador na Bahia.
          Trabalha na farmácia do padrinho, onde aprende a ler e contar; após receber do Major como presente a patente de alferes da Guarda Nacional, dedica-se ao comércio de diamantes, a partir dos 24 anos de idade. Ao conquistar fortuna ocupa também funções públicas como o tabelionato de notas e, depois, o Cartório de Hipotecas, acumulando ambos. Casou-se com Maria Umbelina de Oliveira Coelho, sem filhos; entretanto, do relacionamento com Vicentina C. de Amorim, uma mulata, foi pai de Deusdedit Dias Coelho, que veio a tornar-se médico em 1917.
          Em sua farmácia acolhe o então jovem Horácio de Matos, como aprendiz,  a quem presenteia com a patente de Coronel da Guarda Nacional. Horácio veio mais tarde, a se tornar num dos principais representantes do coronelismo brasileiro, e sua morte assinalou o fim deste período no país.
          Na cidade natal Dias Coelho foi fundador e principal incentivador do Grêmio Literário, em 5 de outubro de 1902, composto de filarmônica, teatro e biblioteca. Em 1914 torna-se intendente da cidade, cargo que exercia quando faleceu, em 1919.

Intendente de Morro do Chapéu
   
          Como intendente da cidade de Morro do Chapéu, Dias Coelho, dentre outras realizações, reformou a Casa da Câmara, e outros edifícios públicos como a Cadeia, o Hospício dos Órfãos, o Cemitério e outros. Realizou a iluminação pública, calçamento e a ponte que leva seu nome sobre o rio Jacuípe. Quando faleceu deixou nos cofres públicos um saldo de doze contos de Réis.

dc149.4shared.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Dias_Coelho

3 comentários:

  1. acho que falta o manuel francisco dias coelho que teve um casamento religioso com maria messias dos santos qual teve 6 filhos Belízario, Estandilal, João, Isabel, Maria Rosa e Luzia. Desses filhos, eu que vos escrevo sou neta do Francisco Dias Coelho de uma de suas filhas Isabel Dias Coelho, qualquer dúvida enviem por favor ao meu e mail denice.coelho@hotmail.com.






    ResponderExcluir
  2. Obrigado Denice pelo comentário. Agradeço a valorosa ajuda e aguardo a história verdadeira para ser postada no blog.
    sociedade70@yahoo.com.br

    Se tiver fotos, melhor ainda. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Bela história do Cel. Francisco Dias Coelho um exemplo de líder e cidadão. Obrigado

    ResponderExcluir