quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Quem é Renato Bandeira?

       E por falar em Renato Bandeira, ontem, dia 29 de novembro, ao sair da UNEB em Seabra, passei no restaurante do Hotel Chapada e me deparei com o escritor e historiador Renato Luís Bandeira sentado em uma mesa fazendo anotações. Fui até ele, me apresentei, já tinha estado com ele antes em outra ocasião e ele lembrou. Conversa vai, conversa vem, ele falando do novo livro que vai ser lançado sobre o coronelismo na Bahia, falando de fatos ocorridos em Piatã e Abaíra, e o tempo passou, ficou tarde e tive que pegar a estrada, que pena. Renato Bandeira é daquelas pessoas que você tem prazer em vê-lo falar de História, sabe tudo sobre a história na Chapada Diamantina, a ocupação, sobre os mineradores, o início da colonização na Chapada, enfim, sabe tudo de História. Um pouco do grande Renato Bandeira para vocês.
                     
                                            
Alguns de seus livros sobre a Chapada Diamantina          


Renato Luís Sapucaia Bandeira é descendente da tradicional família Bandeira da Bahia.
Desde cedo, ainda na adolescência, quando estudante nos Colégios Maristas e Antônio Vieira, interessava-se pela história e a cultura de modo geral. A partir de 1971, trilhou pelos caminhos da ufologia e acabou por aportar no tema arqueológico, dedicando-se inteiramente à pesquisa de uma civilização antiqüíssima perdida no sertão baiano, transportando-o definitivamente para a região da Chapada Diamantina. Nesta região fundou o jornal Correio da Chapada (1989), Revista Municípios da Bahia (2002), desenvolveu trabalhos na área da espeleologia quando diretor do SBE-BA. Realizou exaustivamente pesquisa histórica com remanescentes que se envolveram no conflito com os revoltosos da Coluna Prestes, resultando na participação de documentário para TVE sobre o tema. Foi Secretario de Turismo e Meio Ambiente em Jussiape promovendo expedições exploratórias no município, as quais, foram documentadas para o programa Esporte Radical da TV.
Proferiu diversas palestras voltadas para a historiografia baiana escrevendo vários livros, inclusive infantis, além de produzir revistas políticas e turísticas. Produziu também pioneiramente e de forma inédita mapa turístico da Chapada Diamantina sobre imagem de satélite e, ainda, cedeu dezenas de entrevistas para jornais e revistas da capital, além de contribuir com seus artigos assinados nos mais variados temas. 
É sócio efetivo do Instituto Geográfico da Bahia desde 1985, presidente da Academia de Letras e Artes da Chapada Diamantina e, recentemente, integrou a Casa do Escritor Baiano.
Como jornalista e editor manteve ativo o periódico Correio da Chapada por 22 anos veiculando artigos de interesse diversos, sobretudo, voltado para a história.
Atualmente residindo em Nova Redenção, Renato Bandeira ao tempo que escreve novas obras, se envolve com a criação do seu Instituto Histórico e Científico  Chapada Diamantina, que passa a ser doravante, a sua menina dos olhos.

http://wwwrenatobandeira.blogspot.com/

                                                        
                                                                                 Renato Bandeira

4 comentários:

  1. Me interessa de perto a trajetória da Coluna Prestes na Bahia. Pena que o mapa da obra não identifique as cidades percorridas.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, bom saber que se interessa pelo assunto, no livro Chapada Diamantina, História, Riquezas e Encantos, Renato Bandeira mostra um mapa detalhado dos caminhos percorridos pela Coluna Prestes em terras da Chapada, confira. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fez um belo trabalho na pasta de turismo aqui em jussiape

    ResponderExcluir