quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Coluna Prestes Passou em Abaíra -Ba

Em Catolés, município de Abaíra, um grupo de revoltosos subiu a Serra da Tromba, vindo de Inúbia e desce a ladeira da vila levando o terror para o seio da pacata sociedade catoleense. Renato Luís Bandeira fala sobre isso no livro Chapada Diamantina, História, Riquezas e Encantos:

Em Catolés, no município de Abaíra, quando um grupo de revoltosos entrou na vila atirando a esmo, atingiu logo na entrada da rua de Baixo a porta da casa que pertencia à velha Maria Rita, mãe do popular Medrado. Nesse exato momento, passava pelo local o jovem Francisco Alves, que, em depoimento cedido ao autor em 1985, afirmou que a patrulha ao entrar em Catolés, estava composta de 23 ou 24 revoltosos... BANDEIRA, 1998, p.72/74.

Ainda no município de Abaíra, há relatos que na vila de Curralinho, o grosso da Coluna, inclusive Prestes, Miguel Costa e outros de maiores patentes, ficaram “hospedados” numa casa da localidade, esperando o Rio Água Suja baixar suas águas para que pudessem atravessar para o outro lado rumo ao município de Rio de Contas. Essa informação foram checadas e confirmadas com moradores mais velhos e com parentes de moradores que passaram a vida toda contando os momentos de medo e apreensão vividos naquela época. Inclusive confirmado que o comandante Prestes fez questão de pagar a hospedagem.

Obs: Esse texto, é parte integrante de um artigo científico escrito pelo autor do Blog para o curso de História da Uneb.


  Renato Bandeira, autor de muitos livros sobre a Chapada e sobre o coronelismo , em Catolés, Abaíra -Ba onde residiu por anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário